terça-feira, 25 de outubro de 2016

Nas ladeiras do CERET

O CERET - Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador - é o meu "quintal de casa". Parque maravilhoso localizado no bairro Anália Franco, ao lado do Tatuapé, zona leste de São Paulo. É subordinado à Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, diferentemente da maioria dos parques que são subordinados à Secretaria do Verde e Meio Ambiente.
Para os corredores, é especial: possui uma boa pista de atletismo, coisa rara principalmente se contabilizarmos apenas os equipamentos gratuitos. E possibilita também treinos de corrida em suas alamedas asfaltadas, que assustam iniciantes: o terreno do CERET não é plano e a altimetria castiga.

E foi justamente nessas alamedas, além de uma parte do percurso na Av. Eleonora Cintra do lado de fora, que aconteceu a prova do último domingo. E lá fomos nós aproveitar pra correr nesse contexto sem pagar nada.

Em 2015 aconteceu a primeira edição da corrida Mexa-se Pela Vida, organizada pela Igreja Adventista. Eu estava lesionado, cheguei a me inscrever na intenção de conseguir correr mas quando vi que não daria passei minha inscrição adiante. Mas a esposa correu, então pude acompanhar essa prova, que como pontos positivos só teve mesmo, naquele ano, a inscrição gratuita, a camiseta que não foi prometida mas que deram no dia da prova, e o percurso. No mais, tudo muito simples, inclusive a medalha.

Esse ano não foi muito diferente, aliás tivemos algum retrocesso. De novo a inscrição gratuita, e três opções de data para retirada de kit: quarta, quinta e sexta-feira, no bairro da Vila Matilde. Para muitos, excelente opção. Para quem não tem como retirar de dia de semana, houve reclamação e até quem ficasse de fora da prova pela impossibilidade de retirar o kit.

Mas quando chegamos no domingo para a prova, eis que estavam entregando os kits restantes. Considero isso uma falta de respeito, pois se puderam fazer isso, por que não avisar? Medo de que todos deixassem para retirar antes da prova? E qual o problema?
Enfim, dessa vez não houve camiseta. Para quem já tem muitas, detalhe que passa batido. Para quem está estreando nas corridas, é um souvenir que faz falta.

A largada foi dada pontualmente às 7:00, ponto positivo. Percurso idêntico ao do Circuito Popular, largamos em declive em direção às piscinas. Procurei não me empolgar demais nesse início pois sabia o que nos esperava logo adiante. E não demorou: depois de 500 metros, a descida já se transformou em leve subida para completarmos o primeiro quilômetro ainda no asfalto.

O percurso então faz uma guinada para a direita e vira trilha, ao lado das quadras de tênis. Aí vem a primeira pirambeira, um pequeno barranco bem inclinado para acessarmos a ladeira da Administração e voltarmos a descer sentido a entrada principal do parque. Atravessamos os portões e acessamos a Rua Eleonora Cintra, continuando em declive. Logo o relógio apitou a passagem pelo quilômetro 2. Se o primeiro eu havia completado em incríveis (para mim) 3'52", esse segundo quilômetro já ficou em 4'04". Considerei que estava ótimo e procurei não forçar mesmo estando em descida. Esse percurso é assim, não tem trecho plano, ou se está subindo ou se está descendo.

Altimetria: não chega a ser uma corrida de montanha, mas vai minando as energias do atleta
No fim da Eleonora uma pequena subidinha forte pra fazer o retorno, ali estava localizado o posto de hidratação. Passei direto e me preparei pra subir a Eleonora rumo a entrada do CERET novamente. Sabia que essa seria a parte mais difícil do percurso e procurei manter a força nas pernas. O terceiro quilômetro foi completado aí, em 3'54", estava excelente mas seria meu último quilômetro com alguma gota de combustível no tanque.

A subida da Eleonora parecia que tinha o dobro da distância da descida, a sensação era de que não acabava mais. Acabou, entramos no parque e começamos a descer, mas essa descida não foi suficiente pra recuperar o fôlego. O quarto quilômetro foi completado em 4'24" e eu esperava conseguir retomar o bom ritmo dos primeiros quilômetros nesse final de prova, mas o gás já tinha acabado. Novamente acessamos aquele aclive do primeiro quilômetro, dessa vez sem entrar na trilha mas passando direto, pra esquerda, rumo ao pórtico. Essa pequena subidinha que no primeiro quilômetro não pareceu tão íngreme, agora parecia uma ladeira.

O relógio apitou a marca de 5k fechando o último quilômetro em 4'30" mas ainda faltavam 100 metros até cruzar a linha, o que fiz em 21'15". Nesse percurso não daria pra esperar recorde na distância de 5k, mas foi meu recorde no percurso: em 2014 completei a prova do Circuito Popular em 22'08.

Mais uma prova concluída. Para alguns nessa foto, foi a estreia.
Por falar em Circuito Popular, a decepção ficou por conta da medalha: Circuito Popular! Isso mesmo, não havia nenhuma inscrição alusiva ao nome da corrida. Provavelmente a organização da prova ficou por conta do mesmo organizador do Circuito Popular e utilizaram medalhas de sobra para dar aos atletas. Uma vergonha! A medalha é uma recordação que o atleta tem das provas que participou, como exibir uma medalha onde se lê "Circuito Popular" e dizer que foi a corrida Mexa-se Pela Vida?

Circuito Popular?
É louvável a realização de corridas com inscrições gratuitas, em percursos menos manjados, mas esses detalhes fazem parecer que "já que é gratuita podemos fazer qualquer coisa", isso é inadmissível, até porque sabemos que se a inscrição é gratuita, há injeção de dinheiro público, portanto de uma forma ou de outra estamos pagando.

Já anunciaram a intenção de repetir a prova em 2017. Espero que ela realmente aconteça, mas que corrijam os erros para torná-la uma prova mais charmosa e aplaudida pelos atletas.

Para mim, a prova valeu muito como experiência. Em pouco mais de três anos de corrida, é apenas minha 20ª prova na distância de 5k, portanto foi muito válida para crescer nessa modalidade.


Prova: II Corrida Mexa-se Pela Vida
Local: CERET Centro Esportivo - São Paulo / SP
Inscrição: gratuita
Data: 23/10/16
Distância: 5,1 k (20ª)
Geral: 57ª corrida - 2016: 9ª corrida 
Tempo: 21'15'' - Ritmo: 4:10 min/km
Número de Peito: 592
Classificação geral masculino: 21º (de 370) - Categoria (40-44): 3º (de 43)
Resultado oficial: http://cronoserv.com.br/resultado/1602161/corrida-mexa-se-mais-vida/
Atividade no Strava: https://www.strava.com/activities/753386047

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar.
Não esqueça de clicar em "Enviar por email...", ou "Notifique-me", assim você receberá um aviso quando seu comentário for respondido.

E se achou a postagem interessante, utilize também os botões de compartilhamento com as redes sociais.