segunda-feira, 28 de julho de 2014

A volta do Circuito Popular em grande estilo

Prova: Circuito Popular de São Paulo - Etapa Penha / Aricanduva
Local: CERET- São Paulo / SP
Inscrição: Gratuita
Data: 27/07/14
Distância: 5,1 k (9ª)
Geral: 26ª corrida - 2014: 11ª corrida 
Tempo: 22'08'' - Ritmo: 4:19 min/km
Classificação geral masculino: 110º (de 764) - Categoria (35-39): 22º (de 116)

Em fevereiro/13 comecei a praticar corrida de rua, fazendo meus primeiros treinos. Logo veio a vontade de participar de uma prova, foi quando descobri o Circuito Popular. Participei de 6 etapas que foram minhas 6 primeiras corridas, quando então, para minha tristeza e também de milhares de corredores, o Circuito foi paralisado. Prometiam a volta em breve, mas isso não aconteceu. Até que em julho/14 foi anunciada a volta do Circuito, com a primeira etapa dia 20/07 em São Mateus.
Como eu já estava inscrito na Corrida dos Bombeiros, não daria para participar dessa. Mas a segunda já seria no domingo seguinte, perto de casa (agora mais ainda, já que me mudei para o Tatuapé) e com parte do percurso dentro do parque que utilizo muitas vezes pra treinar. Só poderia ser show.

Minha última prova de 5k havia sido em março, na 2ª Corrida SADEF, com o tempo de 23m58s para um percurso de 5.300 metros. Lá, apesar de ter sido quase totalmente na areia, o que dificulta bastante, foi um percurso 100% plano, enquanto no CERET eu já sabia que enfrentaríamos boas ladeiras. Ainda assim, eu vinha empolgado pela quebra de recorde pessoal no domingo passado e queria tentar repetir o feito impulsionado pela alegria de correr novamente no Circuito Popular.

Pórtico montado já no sábado, enquanto atletas
treinam normalmente no Parque
Algumas mudanças foram feitas em relação a 2013. Uma delas, a retirada de kits, que antes era feita somente no dia da prova e agora foi feita também no sábado. Apesar da garoa fina, fui de bicicleta e encontrei uma fila pequena. A organização estava boa e fui rapidamente atendido, saindo de lá com as camisetas e os números de peito, meus e da minha esposa.

A manhã de domingo não foi diferente do sábado: frio e garoa, temperatura boa pra correr e também para os preguiçosos darem desculpa pra não ir. Mas o CERET estava bem movimentado, o parque fica numa região de fácil acesso e isso provavelmente contribuiu para a boa participação.

Encontramos muitos amigos e alinhamos para a largada que foi dada com atraso de 10 minutos. Nessa hora a garoa não é muito bem vinda rsrs

Silas, Osmar, Kelly, Luiz, Leonor e Yara
O percurso foi bem sinalizado, dando uma volta dentro do CERET e saindo para a Rua Eleonora Cintra totalmente fechada aos carros. O trecho de ida todo em declive, obviamente voltando numa longa subida até entrarmos novamente no CERET. Mais uma subida um pouco forte em frente ao prédio da Administração e encontramos uma descida em piso rústico até acessarmos o asfalto em frente às quadras de esportes e encararmos a última e mais difícil ladeira até a linha de chegada.

Concluí a prova com pace de 4:19/km. O quilômetro mais rápido foi o primeiro: 3m55s graças ao início de prova em declive. Recorde mundial pessoal na distância.
No final, uma medalha simples como é de praxe no Circuito. Faltou um lanchinho ou fruta, espero que para as próximas etapas a organização corrija esse erro.

O resultado saiu no mesmo dia, revelando um total de 1163 concluintes inscritos, sendo 764 homens e 399 mulheres.

#casalquecorre
Muito feliz com a volta das provas do Circuito. Vida longa a esse programa que já está no sétimo ano e movimenta milhares de pessoas da cidade de São Paulo e até de cidades vizinhas. Segundo a Secretaria de Esportes, ainda ocorrerão mais 12 etapas em 2014. A próxima será realizada pela subprefeitura da Casa Verde e terá largada na Av. Inajar de Souza, mas eu estarei na Golden Four Asics correndo minha segunda meia-maratona junto com minha esposa que fará sua estreia na distância.

Comente com o Facebook:

2 comentários:

Obrigado por comentar.
Não esqueça de clicar em "Enviar por email...", ou "Notifique-me", assim você receberá um aviso quando seu comentário for respondido.

E se achou a postagem interessante, utilize também os botões de compartilhamento com as redes sociais.