terça-feira, 19 de julho de 2016

Recomeçando... e com o pé direito!

No post sobre a Maratona do Rio 2016, eu escrevi que iria fazer um recomeço. Nos três anos anteriores, a busca por desafios havia me motivado a buscar as distâncias maiores. Percorri praticamente todas as etapas almejadas pelos corredores de rua em matéria de distância: 5k, 10k, 15k, 21k e 42k. Mas será que isso realmente reflete nosso avanço no esporte? Cheguei à conclusão que não.

E lá fui eu, para a minha 19ª corrida na distância de 5k, mas como se fosse a primeira. A estreia como atleta da Balbino Performance. Apenas um mês e meio depois da maratona, com apenas 30 dias de treino. E não é que veio Recorde Mundial Pessoal na distância?

Pórtico de largada e o tapete de cronometragem sendo instalado
Tenda amarela da Balbino Performance e nossas bikes "estacionadas" no poste em frente
Alguns atletas fazem aquecimento enquanto outros ainda chegam para o evento
O domingo amanheceu frio, mas sem a chuva que caiu no sábado após diversas semanas de tempo seco. Usamos bike + trem para nos deslocar até São Caetano, e ao desembarcar na estação de Utinga a temperatura estava ainda mais baixa por lá. Mas antes mesmo da prova começar, um sol tímido começou a brilhar, o que ajudou muito pois eu tinha escolhido a camiseta regata para correr.

Fazer parte de uma assessoria esportiva nos proporciona um conforto a mais nas provas. Era a primeira vez que minha esposa e eu participávamos de uma competição fazendo parte da equipe, e sentimos a diferença: chegamos na tenda, sentamos, pegamos o kit que já havia sido retirado na véspera pela Assessoria, tomamos café, havia frutas, colchonetes para alongamento, etc. Faltando 40 minutos para a largada, saímos para um trote de aquecimento, recomendação do técnico Balbino Santos. Nós é pangaré, mas o tratamento é de atleta!

Prontos pra mais uma!
Apesar do pouco tempo de treino, eu estava confiante e disposto a bater meu recorde pessoal na distância, que eu havia conquistado em novembro/14 na Etapa Vila Matilde do Circuito Popular daquele ano, a qual teve 5100 metros e eu concluí em 21'08", ritmo de 4:08 min/km (projetando os 5k cravados em 20'40"). A última prova na distância havia sido em março/16, o mesmo Circuito Popular mas na Etapa Mooca, onde obtive o tempo de 19'27" mas com o percurso de 4600 metros, portanto ritmo de 4:14 min/km o que projetaria os 5k em 21'10". Essas eram minhas referências para a prova.

Largada
A largada dos 10k aconteceu primeiro, e após todos terem cruzado o pórtico foi formado o pelotão para a largada dos 5k, 15 minutos depois. Isso foi curioso, porque antes do início do 2º quilômetro encontramos os primeiros retardatários dos 10k. Apesar da categoria caminhantes ter largado junto dos 5k, como sempre há corredores que já caminham logo no início das provas mesmo nos 10k, então a partir daí eles devem ter estranhado um pouco porque a velocidade era incompatível entre os atletas que vinham nos 5k e aqueles que, mesmo correndo, tinham um ritmo na casa dos 6:00 ou 7:00 min/km nos 10k. Não chegou a atrapalhar muito, mas foi necessário muita atenção para não haver colisões. Os desvios foram inevitáveis, apesar da pista larga.

Após completar o primeiro quilômetro em 4:03, encontrei um aclive cansativo pela frente por todo o 2º Km. Aí eu já não sabia mais quem era 5k e quem era 10k, a não ser por vez ou outra que conseguia perceber um corredor com velocidade muito diferente dos demais. Esse quilômetro foi completado em 4:28 e a respiração ficou bem ofegante, mas a partir daí foi só alegria.

Tudo o que sobe, desce, não é mesmo? Fizemos o retorno numa praça onde tem um posto da GCM, e deu pra recuperar o fôlego numa descidinha generosa. Eu e provavelmente a maioria dos corredores dos 5k não parávamos de ultrapassar, afinal aqueles que corriam no mesmo ritmo ou abaixo do nosso largaram 15 minutos antes e estavam muito à frente, então todos aqueles que nós alcançamos corriam num ritmo muito diferente. Fechei o 3º quilômetro, auxiliado pela descida, em 3:57. Passei direto pelo posto de hidratação, a prova era curta e a temperatura agradável, não havia necessidade de perder tempo ali.

Por volta do 3º Km, misturado aos atletas dos 10k
A partir daí, foi só surpresa pra mim enquanto corria. Eu nunca havia corrido mais de um quilômetro abaixo de 4x1. Quando o relógio apitou 3k e mostrou a parcial 3:57, pensei em segurar o ritmo. Mas aí repensei: estava ali pra me divertir e ver no que ia dar, então se o gás acabasse no final não tinha problema. Então resolvi manter a passada nos dois quilômetros com altimetria plana que faltavam.

E não é que havia carta na manga? Quarto quilômetro em 3:50, enquanto passava novamente pelo pórtico de largada, mas dessa vez na pista oposta, recebendo o apoio do treinador. Agora falta pouco, disse pra mim mesmo, sabendo que a distância seria maior do que 5k, porque no aquecimento eu já havia percebido que do pórtico até o retorno havia mais que 500 metros.

O percurso estava gostoso, eu estava correndo com alegria. Era um dia para recordes. E ele veio. Quando vi se aproximar o retorno, vi que não havia passado muitos atletas na pista contrária, logo eu estava entre os primeiros. Não consegui acelerar mais, porém também não deixei o ritmo cair muito, fiz o retorno e me concentrei na última reta até a chegada: último quilômetro em 3:58, mais 290 metros onde ultrapassei ainda um atleta e fui ultrapassado por outro que vinha na minha cola. Depois fiquei sabendo que fui o décimo geral, primeiro na categoria, mas o mais importante é que eu havia conseguido correr bem e assim que cruzei o pórtico consultei o relógio para confirmar que o Recorde Mundial Pessoal havia sido conquistado: passei a marca de 5k em 20'16" e terminei com o pace de 4:04 min/km, caiu um pouquinho nos últimos metros talvez até pela certeza do objetivo alcançado.

Mais uma medalha conquistada!
Gostei da organização da prova, apesar do valor não ser condizente com um circuito que se autodenomina Popular. Sem tumulto, os poucos banheiros químicos deram conta. Havia possibilidade de retirada de kit no dia pra quem não retirou antes, o que é sempre louvável. A camiseta, de boa qualidade, exclusiva da etapa, com o nome da cidade. A medalha bonita, com mapa da cidade onde houve a prova. Lanche pós-prova com suco, pão com frios e bombom.

O Circuito faz um ranking pontuando os atletas na distância de 10k, e no final da temporada dá troféus para os primeiros colocados em cada categoria. Isso é muito bom, um incentivo à parte, porém deixa a desejar na distância de 5k, onde não há troféu nem para os vencedores da prova. Certamente a distância de 5k seria mais disputada e haveria mais procura pelas etapas se houvesse a premiação dos 5k como em toda corrida que se preze.

Pra mim valeu demais por ter sido uma boa prova pra testar meu recomeço e sentir que o treinamento na Balbino Performance vai me dar muitas alegrias nesse esporte que tanto amo.

Prova: Circuito Popular do Grande ABC - Etapa São Caetano
Local: Av. Presidente Kennedy - São Caetano / SP
Inscrição: R$40,00 (R$60,00 público geral, peguei promoção da Balbino Performance)
Data: 17/07/16
Distância: 5,29 k (19ª)
Geral: 54ª corrida - 2016: 6ª corrida 
Tempo: 21'29'' - Ritmo: 4:04 min/km
Classificação geral masculino: 10º (de 134) - Categoria (35-39): 1º (de 18)

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar.
Não esqueça de clicar em "Enviar por email...", ou "Notifique-me", assim você receberá um aviso quando seu comentário for respondido.

E se achou a postagem interessante, utilize também os botões de compartilhamento com as redes sociais.