quarta-feira, 23 de março de 2016

Recorde Mundial Pessoal!

Fazia tempo que eu não participava de uma prova de 10k. A última havia sido a Corrida Desenvolvimento Zona Sul em 02/11/14! Aliás, uma corrida que deixou boas lembranças pois foi minha melhor colocação até hoje numa prova, 7º lugar geral. É bem verdade que só 88 atletas concluíram a distância de 10k, a concorrência foi pouca :P
E o meu Recorde Mundial Pessoal estava ainda mais longe: foram os 47m24s que duraram para mim os 10k da 19ª Corrida dos Bombeiros, em 20/07/14.
Apesar disso tudo, as duas primeiras corridas de 2016 na distância de 6k e 5k, respectivamente, me deixaram animado e, mesmo sem treino específico pra nenhuma dessas distâncias (desde janeiro estou treinando para a Maratona do Rio que acontecerá em maio), fui pra essa prova disposto a entrar para a lista dos atletas sub-45'. E deu certo!


Usando bike+metrô para ir ao Pacaembu no domingo
Afinal de corridas, esporte não combina com carro!
A Corrida Olga Kos, além de muito bem organizada, tem um propósito maior que é divulgar o Instituto Olga Kos, que desenvolve projetos artísticos e esportivos para atender, prioritariamente, pessoas com deficiência intelectual. Isso é um motivo mais que especial para participar de uma corrida assim.

A retirada de kits aconteceu no sábado 19/03 no Centro Esportivo Tietê. Fomos de bike: Fernando, Sandro, Torpedão e eu, além de alguns amigos que não iriam participar da corrida mas aproveitaram a pedalada pela Marginal Tietê até o parque que era o antigo Clube de Regatas Tietê. Squeeze, camiseta de qualidade, lanche e sacola fizeram parte do kit pré-prova.

O domingo estava ótimo para uma corrida de 10k. Clima ameno na Praça Charles Miller que é palco de diversas corridas ao longo do ano na cidade de São Paulo, geralmente pelo manjado percurso de ida e volta pela Avenida Pacaembu e Elevado Costa e Silva, o Minhocão. Mas fazia tempo que eu não fazia esse percurso (a última vez havia sido em 02/02/14, o Circuito do Sol) e pra ser sincero estava até com saudade.

Acho que era a vontade de correr. E de correr rápido, claro para os meus padrões. Com o funil de largada já bem congestionado 15 minutos antes das 7:30h, tentei alinhar o mais próximo possível do pórtico, sabendo que os dois quilômetros iniciais costumam ser bem "travados" na Avenida Pacaembu. E tinha muita gente, mesmo com a largada dos 5k separada por meia hora (foi dada às 7:00h).
Mas a minha estratégia de manter 4'30'' de pace não foi prejudicada nem pelo tráfego e nem pelo meu fôlego às vezes traidor. Tudo ia lindo. Administrando no pequeno declive inicial, tentando não perder muito na subida do acesso ao Elevado e então encarando os seis quilômetros sobre ele ganhando alguns segundos a cada quilômetro.
Sem referência recente, eu não sabia se conseguiria manter esse ritmo até o final, mas para minha surpresa e alegria entrei novamente na Avenida Pacaembu sem perder gás e mantendo o ritmo um pouco acima dos 4m30s/Km, mas bem administrados pois havia corrido abaixo disso todos os 8 quilômetros anteriores.
O resultado foi melhor do que eu esperava: atravessei a linha de chegada com 43'29'', um minuto e meio abaixo da meta. Comemorei e lembrei imediatamente da minha primeira corrida no Rio de Janeiro, o Circuito das Estações Verão em 01/12/13 no qual eu almejava um sub-50 e concluí em 48'32''.

O valor simbólico sempre infinitamente superior
ao valor material: a medalha orgulhosamente conquistada
Infelizmente, a quilometragem não foi aferida com exatidão. Meu relógio Soleus marcou 9,8k, e depois reparando nas atividades de outros atletas que também compartilharam a corrida no Strava notei que em todos a distância ficou em torno disso mesmo.
Como a prova passa por um pequeno túnel onde o sinal de GPS é perdido, fica difícil saber a distância exata que a prova teve, mas o que importa é que com o pace de 4:26 min/km nos 9,8k, se fosse 10k o tempo estimado seria de 44'20", portanto o objetivo sub45 foi alcançado. E esse tempo de 44'20" se encaixa de forma mais realista ao meu condicionamento atual do que os 43'29" conquistados com 200 metros a menos.

Curiosidade: na semana da prova, fiz um único treino de corrida, um longo de 23 Km na segunda-feira. Mas pedalei 387 Km durante a semana, de segunda a sábado. Essa será a tônica até a Maratona: poucos treinos de corrida, muitas pedaladas. Como já disse aqui no blog, estou trabalhando de bike courier, então pedalar se tornou obrigatório. Se tentar seguir a planilha que exige 5 treinos de corrida semanais, o corpo não aguenta, então estou fazendo apenas os treinos específicos e deixando que as pedaladas façam o trabalho de endurance, substituindo as rodagens.
Se isso vai dar resultado, não sei. Mas pra essa prova de 10k, funcionou. Maratona é outra história. Mas como essa é a única opção, não adianta reclamar, tem que funcionar assim.

Estreia do amigo Fernando nas corridas
Companheiro da Bikentrega, correu 5k em excelente tempo!
Amigos que Correm: Kelly, Marcelo, Torpedão, Kelly, Luiz e Fernando
Prova: II Corrida Inclusão a Toda Prova
Local: Praça Charles Miller - São Paulo / SP
Inscrição: R$20,00 (+ taxa)
Data: 20/03/16
Distância: 9,8 k (10ª)
Geral: 51ª corrida - 2016: 3ª corrida 
Tempo: 43'29'' - Ritmo: 4:26 min/km
Classificação geral masculino: 227º (de 2486) - Categoria (40-44): 44º (de 384)
Resultado oficial: http://sites.minhasinscricoes.com.br/CorridaeCaminhadapelaInclusaoOlgaKos#pg1482
Atividade no Strava: https://www.strava.com/activities/522139974

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar.
Não esqueça de clicar em "Enviar por email...", ou "Notifique-me", assim você receberá um aviso quando seu comentário for respondido.

E se achou a postagem interessante, utilize também os botões de compartilhamento com as redes sociais.