segunda-feira, 7 de março de 2016

Circuito Popular Mooca

Após a Corrida da Longevidade, minha primeira corrida em 2016, ficou claro pra mim que o treinamento já estava me trazendo o ritmo anterior à lesão. Por isso fui pra essa prova na Mooca disposto a "sentar a bota", claro que isso dentro da minha realidade. E deu certo.
O que não deu muito certo foi a minha distração, talvez por ser uma prova tão pertinho de casa vacilei e corri inscrito mas com jeitão de pipoca. Fazer o que, nunca deixe pra última hora.


Desde novembro/2015 que minha rotina mudou. Antes, trabalhando exclusivamente como músico, eu tinha a liberdade de horários mais flexíveis. Podia moldar o meu dia para retirar kits de provas numa sexta-feira, por exemplo, obviamente naquelas que dão essa opção, em que a maioria dos atletas estão trabalhando e só podem ir no sábado.
No Circuito Popular, a única opção é o sábado mesmo. Mas eu, por estar cansado e me desleixar com o fato de morar perto e poder ir rapidamente até a arena da prova, deixei para a parte da tarde, coisa que nunca havia feito. Além disso, cometi um erro imperdoável, já que fui o fundador da página do Circuito Popular no facebook (nos dias atuais não sou mais o administrador, passei a função) e sempre estive por dentro das informações mais minuciosas sobre esse circuito. Porém acreditei que a entrega de kits iria até as 17h, quando na verdade se encerra às 16h. Resultado: cheguei lá às 16:10, estavam começando a desmontar as tendas e não quiseram me atender. Fiquei sem kit, e minha esposa também.

Mas não desisti de correr, afinal estávamos inscritos, o nosso espaço na prova estava garantido. A medalha, sempre importante e gratificante, no Circuito tem um valor bem mais simbólico já que ela é igual em todas as edições. Ficaríamos sem, mas também se pegássemos não iria para o quadro de medalhas. É, doeu menos a não retirada do kit.

Prontos pra mais uma
A Etapa Mooca estava bem concorrida, havia muitos corredores. Bonito ver o circuito assim, apesar de ter saudade das edições anteriores, principalmente em 2013 que foi o ano onde iniciamos nas corridas e o Circuito Popular tinha camiseta de melhor qualidade, lanche no final, medalhas mais bonitas...
Mas o que importa é correr, e a largada foi dada dessa vez não dentro do Centro Esportivo como em 2015 mas do lado de fora.

Comecei a prova sem saber se conseguiria manter um pace forte até o final, mas disposto a tentar. Por isso encaixei um ritmo entre 4:10 e 4:15 e fui seguindo. A primeira parte da prova foi igual à da edição anterior, mas logo percebi mudanças. Eliminaram aquele vai e vém nas ruas divididas por cones e acrescentaram mais ruas no percurso, aumentando de 4200 para 4600 metros e possibilitando uma velocidade maior com menos cotovelos no caminho.

Passei direto pelo posto de hidratação, a prova era curta e o clima estava ameno. Não precisei diminuir a passada, apesar de sentir a respiração ofegante. Concluí, feliz, em 19m27s, com pace de 4:14 min/km contra 4:19 da edição anterior que teve menos metros. Percurso alterado mas recorde pessoal na prova, considerando o ritmo médio.

No relógio, 4610m em 19'30''.

O prazer das provas inclui encontrar amigos. Marcelo, Danilo (Muda Mooca),
Tatiane, Kelly Araújo, Kelly França e eu
As provas do Circuito Popular, apesar de algumas ressalvas como as que já citei acima e outras destacadas pelos atletas como as dificuldades na inscrição, continuam sendo uma ótima alternativa às corridas com valores altos. São provas de até 5 Km que atendem tanto a iniciantes quanto corredores experientes que utilizam-nas como treino para outros desafios, ou simplesmente para se divertir correndo em locais não contemplados pelas principais organizadoras.

Para mim, a Etapa Mooca do Circuito Popular 2016 serviu para reafirmar a confiança de que 2016 será um bom ano nas corridas de ruas, mesmo com a dificuldade do novo trabalho de bike courier que me faz pedalar mais de 60 km cinco vezes por semana e assim ter um desgaste físico muito maior do que nos anos anteriores onde eu podia controlar o volume semanal de corrida para não extrapolar.


Prova: Circuito Popular - Etapa Mooca
Local: Centro Esportivo da Mooca - São Paulo / SP
Inscrição: Gratuita
Data: 06/03/16
Distância: 4,6 k (18ª)
Geral: 50ª corrida - 2016: 2ª corrida 
Tempo: 19'27'' - Ritmo: 4:14 min/km
Classificação geral masculino: ? - Categoria (35-39): ?
Resultado oficial: 

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar.
Não esqueça de clicar em "Enviar por email...", ou "Notifique-me", assim você receberá um aviso quando seu comentário for respondido.

E se achou a postagem interessante, utilize também os botões de compartilhamento com as redes sociais.