domingo, 19 de julho de 2015

Batalhão Humaitá

Prova: Corrida do 3º Batalhão de Polícia de Choque Humaitá
Local: Praça Charles Miller - São Paulo / SP
Inscrição: Gratuita (ganhei - preço normal R$80,00)
Data: 12/07/15
Distância: 5 k (17ª)
Geral: 45ª corrida - 2015: 6ª corrida 
Tempo: 21'31'' - Ritmo: 4:18 min/km
Classificação geral masculino: 34º (de 296) - Categoria (35-39): 12º
Resultado oficial: http://www.cronoserv.com.br/resultado/1501011/corrida-batalhao-humaita-5km

Já participei de corridas que surgiram "em cima da hora". Mas essa bateu todos os recordes. Até as 16h do dia anterior a minha única programação para o domingo era fazer mais um treino para a Maratona que se aproxima. Mas há certas oportunidades que não podemos perder; e essa valeu mesmo a pena.


Este ano de 2015 tem sido o meu ano com a média mais baixa de corridas/mês. Não faltam provas, inclusive gratuitas. O que tem acontecido é que, tendo decidido treinar para a minha primeira maratona, escolhi também selecionar bastante as corridas das quais participar. Os domingos são dias de treino importante – geralmente, longões – e as mudanças na planilha nem sempre são possíveis.

Mas a verdade é que meu último longão aconteceu no dia 05/07, ou seja, no domingo anterior. Esse domingo dia 12/07 eu teria um treino de rodagem com final rápido. No sábado, fiz uma rodagem de 16k ao ritmo pretendido na prova – um treino de certa dificuldade, portanto não recomendado se eu soubesse que teria uma prova no dia seguinte. Mas, quando o amigo Wagner Rizzardo me convidou para participar dessa corrida, com kit gratuito já retirado (eu correria no lugar de outro amigo que desistiu), balancei na hora. A princípio recusei, por medo de prejudicar o treinamento a duas semanas da minha principal corrida. Mas a argumentação do amigo foi certeira: seriam "apenas" 5k, vários amigos estariam presentes... enfim, dizem que de graça até ônibus errado, quanto mais prova de 5k no Pacaembu.

Tentando nos aquecer às 6h da manhã num frio de rachar,
enquanto esperávamos os amigos no Pacaembu
A Corrida do Batalhão Humaitá foi anunciada, a princípio, como gratuita. Não sei quem cometeu o erro, fato é que alguém divulgou no Facebook que havia uma corrida gratuita com inscrições abertas e, claro, a notícia se espalhou rápido. Porém, depois de alguns minutos, os corredores que ainda não haviam feito a inscrição se depararam com um boleto de 80 reais. Ficou a dúvida no ar, alguns pensaram que se tratava de um lote gratuito e outro pago, mas logo os que fizeram inscrição gratuita começaram a receber email da organização informando que a vaga não estava garantida e era preciso pagar o boleto para concretizar a inscrição.

Acompanhei isso na época e divulguei inclusive em minha página no Facebook, mas só para auxiliar os amigos, porque não tinha a intenção de correr por causa dos motivos já citados acima. O resumo da coisa é que, ao final, depois de algum "bate-boca" virtual entre organização e corredores, resolveram efetivar as inscrições gratuitas. Quem fez, fez. Quem não fez, pagou 80 mangos mesmo.

Equipe Pace Suicida
Chegamos cedo na arena, que estava tranquila, num frio danado. Peguei meu kit pré-prova composto de camiseta preta e toalhinha branca, além do número de peito e chip.
Não foi uma corrida muito cheia, como estamos acostumados a ver no Pacaembu. Muito policiamento, afinal a prova era uma homenagem ao Batalhão Humaitá pelo seu 40º aniversário. Alinhamos para a largada que foi dada com dois tiros de granada (o susto foi geral rs), sirenes ligadas e uma banda da PM tocando uma clarinada.

Lembrando do meu desempenho na Corrida da Paz de dois domingos antes, tentei largar "forte". Os dois primeiros quilômetros de toda corrida que acontece no Pacaembu são aquela belezura: a Avenida Pacaembu segue em leve declive, uma maravilha. Mesmo misturados os atletas que iam para os 5k e os 10k, havia espaço para correr desde o começo, não houve congestionamento. Isso me ajudou a fazer o primeiro quilômetro em 3:58. Certeza que isso não daria muito certo, eu não venho treinando para provas curtas e rápidas, ainda tinha feito um treino cansativo no dia anterior... tirei um pouco o pé do acelerador, ainda assim o segundo quilômetro foi muito bom, concluído em 4:11.

Aí viramos à esquerda na dura subidinha da R. Dona Marta, onde estava o primeiro e único posto de hidratação (não utilizei) e de onde seguem direto os corredores dos 10k para acessar o Minhocão, enquanto nós dos 5k viramos à esquerda novamente na R. Parintins e descemos a R. Lavradio para voltar à Avenida Pacaembu. Mais 500 metros nessa avenida e completei o Km 3 em 4:10, não é que encarei bem a mudança de nível no percurso?

A partir daí a realidade (e o aclive da Pacaembu, afinal se desceu tem que subir) se fez presente. A respiração ofegante me fez completar o Km 4 em 4:19 já bem pertinho da Praça Charles Miller. Será que a corrida não teria cinco quilômetros? Um jovem corredor de 12 anos que eu havia alcançado fez esse comentário comigo: "Não vai ter 5k". Concordei, resignado. Talvez fosse melhor mesmo :P


Mas logo percebemos que havia ainda um pouco de martírio pra quem, como eu, não guardou energias pro final. Para minha surpresa, a corrida entrou pelo Estádio do Pacaembu e demos uma volta na pista em torno do campo. Cheguei a olhar para as arquibancadas e lembrei de quando estive ali, quando garoto, para ver o Corinthians jogar. Assim, vazias, essas arquibancadas não chamavam nem um pouco a atenção. E essa lembrança não serviu para melhorar meu ritmo.

Saí da pista já sendo deixado pra trás pelos meus dois companheiros dos metros anteriores e da foto acima, que aceleraram para cruzar o pórtico no tradicional sprint final. Eu não tinha mais gás pra isso. Completei esse último quilômetro em 4:37 e fechei a prova com um tempo que me deixou feliz, mesmo estando um pouco longe do meu recorde pessoal, que seria muita pretensão querer bater nessa prova. Eu não nego que busco melhorar meus tempos nas provas, apesar de muitos torcerem o nariz pra isso, dizendo que se deve "correr por prazer". Mas peraí, quem disse que eu não me esbaldo em prazer a cada corrida que participo? De qualquer forma, sei reconhecer que não faz muito tempo esses números eram vistos por mim como algo inalcançável. Hoje, continua sendo uma marca modesta para tantos mas um verdadeiro troféu na disputa comigo mesmo.


O kit pós-prova teve uma bonita medalha e frutas. Uma bonita corrida, bem organizada, com resultado oficial disponível no final do dia. Acho que o valor de R$80,00 ficou caro, mas como não paguei, só tenho a elogiar.

No final, a Equipe Pace Suicida que eu representei ficou com o troféu de 3º lugar entre as equipes com mais integrantes. Show!

Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Muito boa a descrição da corrida.Vou correr essa segunda edição. Esse ano o kit está melhor, adicionaram a viseira e custa 90,00, um preço justo se comparado à maioria das corridas. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Foi ótimo conhecer seu blog Luiz! Obrigado por mencionar meu nome, me senti muito honrado! 😀😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita e pelo kit presenteado, meu amigo Wagner!
      Parabéns à Pace Suicida pelo troféu.

      Excluir
    2. Obrigado pela visita e pelo kit presenteado, meu amigo Wagner!
      Parabéns à Pace Suicida pelo troféu.

      Excluir
  3. Foi ótimo conhecer seu blog Luiz! Obrigado por mencionar meu nome, me senti muito honrado! 😀😊

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar.
Não esqueça de clicar em "Enviar por email...", ou "Notifique-me", assim você receberá um aviso quando seu comentário for respondido.

E se achou a postagem interessante, utilize também os botões de compartilhamento com as redes sociais.