segunda-feira, 9 de março de 2015

Voltando devagar ao ritmo

Prova: Circuito Popular - Etapa Mooca
Local: Centro Educacional e Esportivo da Mooca - São Paulo / SP
Inscrição: Gratuita
Data: 08/03/15
Distância: 4,3 k (6ª)
Geral: 41ª corrida - 2015: 2ª corrida 
Tempo: 18'29'' - Ritmo: 4:17 min/km
Classificação geral masculino: 62º (de 441) - Categoria (35-39): 7º (de 74)
Resultado oficial: http://www.cronoserv.com.br/resultado/150161/circuito-popular-de-corridas-mooca/

Depois de correr uma Meia muito dura no último domingo, talvez fosse mais sensato não participar logo na sequência de mais uma prova, e repassar a inscrição para alguém (como fez, aliás, minha esposa). Mas as circunstâncias falaram mais alto: uma prova perto de casa, gratuita, a terceira etapa do ano do Circuito Popular sendo que eu ainda não participei em 2015, distância pequena exigindo menos do corpo, enfim... resolvi participar.

Fui pra essa prova sem pretensões e disposto a me divertir. Sabia que não conseguiria uma marca pessoal notável, nada de recordes pessoais, seja pelo condicionamento que ainda não alcançou um nivel adequado nesse início de ano, seja porque uma semana não é tempo suficiente pra se recuperar totalmente de uma meia maratona em que sofri bastante como foi a Meia Internacional de São Paulo.




Kit retirado no sábado (pra essa temporada a organização não está entregando kits antes da prova), não seria necessário chegar tão cedo para a largada que seria dada às 7h. Ainda assim, quis chegar com antecedência pra rever amigos e sentir o clima dessa temporada que já está na terceira edição. O pórtico de largada estava colocado dentro do Centro Educacional e Esportivo da Mooca, numa área bem arborizada e com piso de paralelepípedos. Agradável, assim como a temperatura com o céu coberto de nuvens carregadas.

Com o locutor anunciando que o percurso teria 4k (o que anda acontecendo com os 5k prometidos, organização?), alinhei com os cerca de 700 atletas que lá estavam. Largamos para um percurso que praticamente contornou o quarteirão, passando inclusive pela pista local da Av. Alcântara Machado (Radial Leste). As ruas estavam totalmente fechadas para carros (o que nem sempre acontece em provas do Circuito) mas alguns trechos foram divididos para ida e volta. Apesar disso não houve congestionamento, estava muito livre para correr.

Não utilizei o único - e suficiente - posto de hidratação, localizado no Km 2,5. Larguei na casa dos 4:00/km mesmo sabendo que não conseguiria manter esse pace, porém como eu disse minha intenção era me divertir. Numa prova longa como uma meia, segurar o ímpeto no início é fundamental, há o perigo de quebra e até de ficar pelo caminho. Mas numa de 4k, o máximo que pode acontecer é ter que, na pior das hipóteses, diminuir muito o ritmo para terminar a prova.

Cruzando o pórtico logo atrás da 3ª colocada no feminino
E meu ritmo diminuiu gradativamente até passar pelo pórtico depois de 4.300 metros, 300 a mais do que havia anunciado o locutor (distância marcada pelo relógio Nike+, pelo aplicativo Strava do celular e conferida com amigos) com o tempo de 18m29s e pace médio de 4:17/km. O percurso foi plano e os únicos quebra-ritmo são os retornos em 180º formados pelos cones nas ruas divididas. Terminei contente, sentindo que com o treinamento esse desempenho pode melhorar bastante no decorrer do ano, mesmo o objetivo para 2015 sendo a distância longa: a temida e sonhada maratona.


Mais uma manhã divertida com muito esporte e amizade, pessoas de bem tentando se superar, algumas iniciando no mundo das corridas, enfim, todo esse ambiente mágico que acontece em praticamente todos os domingos em algum lugar de São Paulo enquanto a maioria das pessoas ainda dormem.

Peguei minha 41ª medalha que infelizmente, como é de praxe nas provas do Circuito, não tem inscrição de data, local ou distância, servindo bem pouco como objeto de recordação como deve ser uma medalha. Mas nem por isso menos importante, afinal eu corri para merecê-la!

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar.
Não esqueça de clicar em "Enviar por email...", ou "Notifique-me", assim você receberá um aviso quando seu comentário for respondido.

E se achou a postagem interessante, utilize também os botões de compartilhamento com as redes sociais.