terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Parque Ecológico do Tietê

Prova: Circuito Popular - Etapa Ermelino Matarazzo
Local: Parque Ecológico do Tietê - São Paulo / SP
Inscrição: Gratuita
Data: 21/12/14
Distância: 5,37 k (15ª)
Geral: 38ª corrida - 2014: 23ª corrida 
Tempo: 22'57'' - Ritmo: 4:19 min/km
Classificação geral masculino: 117º (de 983) - Categoria (35-39): 24º (de 164)
Resultado oficial: http://www.cronoserv.com.br/resultados/2014_12_21_SEME__geral_mf.txt

Até hoje, não aconteceu de eu ter saído de uma corrida arrependido de ter participado. Toda corrida, por mais simples que seja, tem ótimos motivos pra ficar na lembrança, nem que seja apenas o fato de estarmos desafiando a nós mesmos conquistando qualidade de vida.

Mas algumas são especiais, e essa no Parque Ecológico do Tietê foi uma delas. Um parque onde treino diversas vezes no mês, quando quero fugir do sol castigante ou fazer um treino mais longo num percurso agradável e seguro. A oportunidade de correr lá sem sequer pagar inscrição foi imperdível.



Com a esposa, numa de nossas diversas idas ao Parque Ecológico para treinar
ou somente passear - pelo jeito, nesse dia da foto fizemos os dois :)

E pra não correr o risco de ficar de fora, não quis esperar as prováveis inscrições online. Com a ajuda do amigo Silas Nogueira, fizemos as inscrições na subprefeitura e ficamos aguardando a data para correr a última etapa do Circuito Popular no ano de 2014. A única etapa totalmente off-road do Circuito, que não aconteceu em 2013 por conta da paralisação das etapas em setembro.

Mas a prefeitura disponibilizou muitas vagas para essa etapa, tanto que quando abriram as inscrições online na semana da prova ainda consegui inscrever meu tio Edison, corredor desde 2002 e que também nunca havia participado de uma prova nesse local.

Em familia
A retirada de kits pra quem chegou mais cedo foi tranquila, mas como muita gente deixa pra chegar em cima da hora, a coisa complicou, e por volta de 7:15h a fila estava gigantesca. Com nossos números e chips devidamente instalados, já nos preparávamos para alinhar quando o locutor avisou que a largada seria atrasada em meia hora, portanto seria dada às 8h da manhã. Essa não era uma boa notícia - não apenas pela espera, mas porque o sol já começava a dar bom dia aos milhares de corredores presentes em frente ao Lago dos Pedalinhos.

Com os amigos Sidnei, Osmar e Leonor
Enfim largamos, quase colados na fita próximos aos atletas de elite mesmo com o grande número de atletas. Procurei manter um ritmo próximo aos 4:10/km e consegui seguir essa estratégia nos primeiros três quilômetros: 4:08, 04:10 e 04:09 foram as parciais no trecho mais arborizado da mata, com clima bem agradável. Passei direto pelo posto de hidratação do Km 2 - me arrependeria depois, porque era o único posto do percurso e o clima esquentou a partir do 4º Km, onde eu só conseguia pensar numa água fresquinha caindo sobre minha cabeça :D

A parcial do 4ºKm foi de 04:22, e eu me rendi a esse ritmo um pouco mais suportável quando saímos da proteção das árvores para o último Km, concluído em 04:27 pra depois fechar os últimos 370 metros em 1m41s, pace de 04:46, em visível declínio de ritmo ao final da prova.

Claro que essas marcações eu só fui ver depois de chegar em casa e transferir o percurso do relógio, porque, ao contrário do que pensam alguns, mesmo correndo com objetivo de tempo ou tentando quebrar meus recordes pessoais, eu aproveito muito o percurso das corridas. Nessa prova não haveria de ser diferente: mesmo já conhecendo quase como a palma da mão a Trilha do Tietê, por onde corremos, foi muito bacana ver quatis um tanto quanto assustados com aquela quantidade de gente correndo por ali, ouvir o canto dos pássaros misturados às passadas dos corredores, realmente o clima foi sensacional.

Mais uma conquista do #casalquecorre
A temporada 2014 do Circuito Popular deixou sim algumas coisas a desejar. As maiores críticas dos participantes foram em relação a falta do lanche após as provas,que na temporada passada vinha com frutas e barra de cereal, além das medalhas que foram praticamente iguais em todas as etapas (isso já aconteceu em praticamente todas as etapas de 2013).

Porém a paralisação das etapas em setembro/2013 nos deixou bastante preocupados quanto a sua continuidade. A volta das corridas em julho/2014 foi muito comemorada por quem já conhecia o Circuito e por outros tantos que participariam pela primeira vez. Aliás a adesão de corredores cresceu tanto na página do Circuito Popular do facebook, até então administrada apenas por mim, que resolvi convidar alguém muito experiente para fazer parte dela: Osmar Macias, administrador da conhecida página Na Faixa. Desde então diversos atletas, iniciantes ou não, tem se beneficiado com as corridas da prefeitura de São Paulo. Aliás, diversas vezes convidamos responsáveis da Secretaria de Esportes para participarem da nossa página e acompanharem o que é dito por lá, a fim de terem um feedback. Aparentemente, nosso convite foi ignorado e, se o fazem, é em off. Muito bem, desde que façam sua parte organizando as corridas de forma cada vez melhor para os corredores, que assim seja.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar.
Não esqueça de clicar em "Enviar por email...", ou "Notifique-me", assim você receberá um aviso quando seu comentário for respondido.

E se achou a postagem interessante, utilize também os botões de compartilhamento com as redes sociais.