sábado, 11 de outubro de 2014

Circuito da Longevidade

Prova: Circuito da Longevidade - Etapa São Paulo
Local: Parque da Independência - São Paulo / SP
Inscrição: R$ 20,00
Data: 28/09/14
Distância: 6 k (3ª)
Geral: 31ª corrida - 2014: 16ª corrida 
Tempo: 25'58'' - Ritmo: 4:20 min/km
Classificação geral masculino: 143º (de 1697) - Categoria (35-39): 21º (de 268)
Resultado oficial: http://www.corridadalongevidade.com.br/Sao_Paulo_-_2014/

Essa prova já faz parte das minhas preferidas desde a primeira vez. Nessa minha terceira participação, a vontade era de sentir o mesmo prazer do ano passado e também de tentar baixar o tempo com relação à segunda etapa que corri, em São José dos Campos. Objetivos alcançados!



Preparado pra correr mais uma vez no Ipiranga

Não é novidade para o leitor do blog que, apesar de não ser um corredor de frente (longe disso), eu almejo tempos melhores a cada prova. O adversário a ser derrotado é sempre o eu mesmo melhor colocado até aqui. E esse oponente, dessa vez, tinha o recorde de 27m32s na distância de 6k, obtidos na Etapa São José dos Campos em 08/junho/14, portanto há três meses. Lá, no belíssimo Parque da Cidade, a altimetria foi praticamente plana, mas o piso de terra segura um pouco.

Aqui, o asfalto ajuda no desempenho - é o piso mais duro, porém o mais rápido na comparação com terra, grama ou areia. O obstáculo em São Paulo, além do grande número de participantes que embola bastante a largada, é a subida da Avenida Nazaré, no quarto quilômetro.

Foto: Hugo Peroni
Sabendo disso, assim que a largada foi dada - com quase quinze minutos de atraso, sem explicação - procurei manter um ritmo forte mas guardando alguma energia para a subida no final. Como na edição anterior, a largada foi dada com os corredores de costas para o Monumento à Independência e de frente para o Museu, enfrentando portanto uma pequena subida até atingir a Rua dos Patriotas, que corta o Parque da Independência. Ainda aí o tráfego foi intenso, mas ao virarmos à esquerda na Rua Bom Pastor uma leve descida começou a abrir espaço e foi possível desenvolver o ritmo.

A grande reta por ida e volta na Av. Dom Pedro I é a parte principal da corrida. Ali os gritos de incentivo entre os amigos que se vêem dos dois lados da avenida dão o tom. Antes de fazer o retorno, é possível ver os primeiros colocados já voltando, isso é bacana.

Encarei o fim da Dom Pedro e início da Nazaré de forma bem diferente de 2013. Um pouco por já saber o que viria pela frente, e assim começar a subida com o psicológico preparado. Outro tanto porque a sequência de treinamentos faz diferença e nessas horas ficamos felizes de ver que o resultado aparece.
Mas viria uma pegadinha. Em vez de entrarmos em frente ao Museu, como em 2013, dessa vez passamos direto, repetindo o percurso que eu fiz na Corrida dos Bombeiros. Ali o ritmo foi caindo tanto pelo cansaço quanto pelo psicológico (agora, atuando de forma negativa) me lembrando que aquela subida tinha um quilômetro e que eu não tinha pernas nem pulmões pra manter o ritmo até chegar ao topo.

Depois disso, foi correr mais um quilômetro com o fôlego já em frangalhos mas recuperando o ritmo anterior com ajuda das descidinhas até a volta à Rua dos Patriotas e a ladeira abaixo dentro do Parque, rumo ao pórtico de chegada com o Recorde Mundial Pessoal de 25m58s.

A visão da chegada... sempre emocionante
2013: 29m25s - Categoria: 67 - Geral: 500
2014: 25m58s - Categoria: 21 - Geral: 143

O kit pré-prova teve mais uma vez uma bonita medalha, frutas e isotônico. Após a saída da caminhada, o mesmo grupo de dança que se apresentou em 2013 animou a galera com a Zumba. Provavelmente devido ao atraso, dessa vez menos corredores ficaram para dançar.

#casalquecorre

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar.
Não esqueça de clicar em "Enviar por email...", ou "Notifique-me", assim você receberá um aviso quando seu comentário for respondido.

E se achou a postagem interessante, utilize também os botões de compartilhamento com as redes sociais.