terça-feira, 23 de setembro de 2014

84ª Volta da Penha

Prova: 84ª Volta da Penha
Local: Clube Esportivo da Penha - São Paulo / SP
Inscrição: R$ 50,00
Data: 07/09/14
Distância: 5 k (11ª)
Geral: 29ª corrida - 2014: 14ª corrida 
Tempo: 21'57'' - Ritmo: 4:24 min/km
Classificação geral masculino: 16º (de 170) - Categoria (35-44): 5º (de 43)
Resultado oficial: http://chiptiming.com.br/resultados/voltadapenha2014

Após mais de um ano de corridas, pela primeira vez repeti uma prova com o mesmo percurso da edição anterior. Chance de avaliar e comparar meu desempenho, coisa que era pra ter acontecido semana passada na Etapa Itaquera do Circuito Popular mas não rolou porque o percurso foi alterado.

E deu tudo certo. Pude sentir também a alegria de tantos outros amigos que sempre estão postando sua satisfação em ter baixado o tempo em relação ao ano passado em tantas provas que valem a pena serem repetidas.

#casalquecorre aguardando o amigo Petrúcio, carioca que correria
sua primeira prova em São Paulo

Quando participamos da Volta da Penha em setembro de 2013 (leia o relato), minha esposa e eu ainda não encarávamos a distância de 10k. Eu estrearia na distância apenas no final do mês, no Circuito das Estações Primavera. Minha esposa, apenas no final do ano, na Henock Reis Filho em Aparecida - SP.

Mas as circunstâncias fizeram com que nós dois entrássemos novamente na disputa da distância menor. Eu, por escolha: apesar de ser um corredor de ritmo intermediário (ou menos que isso), por conta da pouca concorrência na distância de 5k nessa prova eu queria buscar a chance de um troféu na categoria, já que em 2013 fiquei em 7º entre os atletas de 35-44 anos. Como premiaram até o 5º colocado, era justo que um ano depois, mais treinado, eu quisesse sentir também esse gostinho, que não faria de mim um corredor melhor mas seria uma recordação muito bacana.
Minha esposa iria para os 10k, mas por um erro na inscrição acabou ficando também nos 5k e só descobrimos isso quando abrimos o kit em casa e vimos que os números de peito eram da mesma cor.

Mesmo os pangarés sonham em ganhar um trofeuzinho desses um dia...
E foi tudo realmente como no ano passado: mulheres largando primeiro, cerca de três minutos antes, depois os marmanjos. A temida ladeira presente logo no primeiro quilômetro da prova continua sendo íngreme e desafiadora, mas dessa vez a confiança pra enfrentá-la foi maior. E daí pra frente deu pra manter um ritmo constante, forte para os meus padrões mas sem deixar a peteca cair.

Entrei novamente no Clube Esportivo da Penha ciente de que havia feito uma boa prova. Cruzei o pórtico com 21m57s e pude ouvir o locutor dizendo, como se soubesse das minhas pretensões e tivesse esperado eu chegar pra dar a má notícia: não teríamos premiação na categoria para a distância de 5k, apenas para os 10k. Eu não sabia se havia conseguido tempo suficiente para merecer o sonhado troféu, mas desde já ficou uma pequena decepção, nada que estragasse a alegria de participar dessa prova que acontece no quintal de casa, dentro da loucura que é São Paulo mas com cara de interior.

Gilmar, Luiz, Kelly e Petrúcio
Galera do "Ladeiras da Penha"
Já em casa, o resultado oficial apontou que eu havia ficado em 5º na minha categoria. Receberia, portanto, o troféu. Ele não veio, mas veio mais uma vez uma linda medalha e a satisfação de ter participado de mais uma bela corrida. Não será fácil, mas quem sabe com muito treino, daqui a alguns anos eu possa ir buscar então o troféu da categoria nos 10k? Será pretensão demais? O tempo vai dizer.

O Clube Esportivo da Penha capricha na medalha
Além da medalha os concluintes receberam também fruta, barra de cereal e isotônico. Bela organização.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar.
Não esqueça de clicar em "Enviar por email...", ou "Notifique-me", assim você receberá um aviso quando seu comentário for respondido.

E se achou a postagem interessante, utilize também os botões de compartilhamento com as redes sociais.