quinta-feira, 17 de abril de 2014

I Corrida do Descobrimento

Prova: I Corrida do Descobrimento
Local: Ibirapuera - São Paulo / SP
Inscrição: R$ 40,00
Data: 13/04/14
Distância: 10,1 k (6ª)
Geral: 20ª corrida - 2014: 5ª corrida 
Tempo: 47'30'' - Ritmo: 4:42 min/km
Classificação geral masculino: 69º (de 382) - Categoria (35-39): 18º (de 61)
Resultado oficial: http://www.corridadodescobrimento.com.br/#!resultados/cibq

Desculpem o trocadilho infame, mas a Corrida do Descobrimento foi realmente uma descoberta. Informado no facebook pela página Na Faixa, a princípio fiquei com o pé atrás. Era a primeira edição, e apesar do site bonito, não haviam muitas informações. Resolvi confiar em quem estava apoiando: Globo, Governo e Prefeitura de São Paulo, Hospital Beneficência Portuguesa, Federação Paulista de Atletismo e o Consulado Geral de Portugal em São Paulo. Já vi que além de tudo iriam levar a sério o tema da corrida.

Dois ícones do atletismo sendo homenageados: o brasileiro José João da Silva (2x campeão da São Silvestre)
e a portuguesa Rosa Mota, hexacampeã dessa competição (Foto: Facebook - Divulgação)
O domingo amanheceu perfeito para uma corrida. Tempo nublado, clima ameno. A maioria dos atletas de São Paulo (e de fora também) foram para a prova mais famosa do dia, a Meia Maratona Corpore. Ainda assim, a arena estava bem movimentada com cerca de 6000 atletas que iriam correr 10k, 6,3k ou caminhar. Mas tudo muito organizado e bonito.
A chamada para a largada se deu um pouco antes do horário marcado para que assistíssemos à execução dos hinos nacionais de Portugal e Brasil, muito bem executados pela banda da Polícia Militar.

Sempre me emociono com o Hino Nacional. Fruto de um tempo onde nos reuníamos no pátio da escola para cantarmos o Hino, enfileirados, com a Diretora reparando bem em quem cantava direitinho :D
(Foto: Facebook - Divulgação)
Tudo muito ótimo, mas viemos aqui pra correr. E a corneta soou exatamente às 07:30h. O percurso era simples, formado quase que exclusivamente por grandes retas, mas que na primeira metade da prova apresentaram uma altimetria bem variada. Nada íngreme, era só saber dosar. Saímos do Obelisco do Ibirapuera e seguimos sentido Av. Ruben Berta, a "continuação" da Av. Vinte e Três de Maio. Foi incrível correr nessa avenida muito larga e totalmente fechada ao trânsito, com suas quatro faixas tomadas por corredores (os motoristas do domingo de manhã não devem ter gostado muito).

Largada tranquila. Foto: Facebook (Divulgação)
Fiz esse primeiro quilômetro em 4 minutos. Ainda preciso controlar o ritmo no início das provas, não era pra ter largado com esse pace, mas ficou difícil dosar a passada numa reta onde se podia ver lá na frente, já se distanciando, os atletas de ponta seguindo o carro-madrinha. A sensação é que eu estava mais lento do que realmente estava, e por mais que tentasse não consegui desacelerar. A empolgação cobraria seu preço, mais tarde.

Primeiros quilômetros: saindo do trecho plano em frente ao Parque e encontrando alguns aclives e declives
na Av. Ruben Berta – 
Foto: Rafael Fotográfico (Facebook)
A hidratação foi muito bem dividida, e sempre com muitos staffs inclusive com sacos de lixo. Seguimos até o primeiro cotovelo depois do quilômetro 2, onde voltamos sentido Parque do Ibirapuera. Passei por um corredor (Alan Ferreira) que estava gravando um video e incentivei, sendo chamado a participar.


A partir daí, o ritmo forte do início cobrou seu preço, e a segunda metade da prova foi feita com mais dificuldade. Cheguei a diminuir o ritmo pra casa dos 5min/km mas no geral o corpo estava legal, quase nem bebi água, só pegava o copo pra tomar um gole e jogar o resto na cabeça (apesar do dia nublado o tempo deu uma esquentada após a largada). No trecho praticamente plano da Av. República do Líbano a respiração estava pesada e os batimentos próximos do máximo. Mais um cotovelo, após o oitavo quilômetro, e apesar do cansaço consegui voltar pro ritmo começando com 4 e não fui mais ultrapassado. Contornei o Ibirapuera à direita com a linda visão do Lago, avistei o Obelisco e fiz meu sprint final pra terminar a prova um minuto abaixo do meu melhor tempo em provas de 10k, os 48m29s do Circuito do Sol, em fevereiro.

O meio ambiente agradece (Foto: Rafael Fotográfico - Facebook)
Na chegada, mais surpresas. Além da farta distribuição de hidratação no percurso, havia muito mais na dispersão. E, não menos importante, diversas caixas d'água como a da foto, para descarte. O kit simples mas suficiente teve bonita medalha, fruta e suco de caixinha. E pensaram até no descanso dos atletas, com uma ampla área com espreguiçadeiras, pufs e colchonetes.




O único "senão" fica por conta da entrega do kit pré-prova. Na minha opinião e seguramente de todos com quem conversei, foi totalmente fora de propósito a entrega no dia anterior. Com a Vinte e Três de Maio travada naquele sábado 12/04 sabe-se lá por quê, simplesmente perdemos metade do dia para retirar o kit no Ginásio do Ibirapuera fechado, onde só havia a tenda da organização sem nenhuma água ou banheiro para os atletas. Para piorar, tiveram um problema com a entrega das camisetas que acabou sendo feita no domingo, antes da prova, portanto no sábado entregaram só o número de peito e chip – aí resolveram publicar, no sábado a tarde, que quem quisesse poderia retirar o kit completo antes da corrida. Ah tá, obrigado por avisar agora! :p

A não ser em corridas em que há um acordo com o patrocinador e a entrega é feita em lojas para divulgarem e tentarem vender produtos, ou quando há uma Expo com diversas atrações além da entrega do kit, não vejo sentido algum para a entrega ser feita num dia diferente da corrida. Já participei de diversas provas onde a entrega foi feita no dia da prova e tudo correu perfeitamente. Fica a sugestão para as próximas edições.

E por falar em próximas, espero realmente que elas aconteçam. E, nesse caso, a Corrida do Descobrimento tem tudo para se tornar figurinha carimbada no calendário dos corredores. Uma prova que realizou aquilo que deveria ser obrigação a todas as organizadoras, e foi um pouco além.

Comente com o Facebook:

8 comentários:

  1. Tá voando! Parabéns por mais uma prova concluída e pelo RP.

    ResponderExcluir
  2. Fábio, muito obrigado pelas palavras, esse "voando" é um termo (bem) forte pra situação kkk mas claro que a cada segundo melhorado eu fico feliz e logo depois já me pergunto se posso melhorá-lo ainda mais rsrsrs
    É a ambição do pangaré, não tem tamanho. E enquanto Deus permitir vamos "voando" baixinho rsrsrs abração meu amigo, e sucesso em Buenos Aires, estou ansioso pra conferir o relato e as fotos que certamente serão fantásticas.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado pelas palavras e pela visita, amigo Osmar!

    ResponderExcluir
  4. 10K em 47'30"... Fico imaginando e, acredito que você também; até onde você vai? Acredito que pela idade, saúde, alimentação e principalmente pelo seu espírito competitivo, ainda tem muita lenha (ou muitos segundos) para queimar.
    Bela homenagem ao José João da Silva e a Rosa Mota, me lembro das vitórias de ambos na São Silvestre que assisti pela TV, quando ainda era um sonho distante um dia correr essa prova... Falta pouco para o sonho virar realidade. Quanto a entrega dos Kits, acho que o ideal é como fazem os organizadores do Circuito Light Rio Antigo: entrega nos três dias que antecedem a prova em local de fácil acesso; uma tranquilidade. Ficou show o videozinho com o corredor simpático te entrevistando no meio da prova, o beijinho para câmera ficou "meio gay", mas está valendo, hêhê! O puf para o descanso pós-prova também foi show.
    É isso meu amigo, vamos que vamos que ainda tem muita história para contar....

    ResponderExcluir
  5. Wanderson, meu amigo... isso que você imagina passa pela minha cabeça desde que comecei a correr... vejo uma galera impossível de alcançar, vejo outros com anos de corrida mas que ainda mantém a pegada, e também vejo corredores como você que começou a correr numa idade em que as crianças já nos chamam de "tio" hehe e que, corrida a corrida, vão quebrando seus recordes pessoais. Até onde vamos? Não dá pra afirmar, mas sinto que ainda temos mesmo muita lenha pra queimar, e vamos queimá-la com muita dedicação!

    Realmente foi uma bela homenagem relacionada ao tema da corrida, "Brasil-Portugal"... engraçado que quando eu escrevi a legenda da foto eu pensei em você, sabia que você ia olhar aquilo e pensar "caraca, eu assisti esses dois e vou correr no mesmo palco que eles"!

    Relacionado ao kit eu concordo contigo, ou faz antes mas com boa margem de dias e horários pra retirada, ou deixa pra fazer no dia que não tem problema nenhum. As provas da O2, por exemplo, que você está bem acostumado a correr, não tem que retirar o chip no dia? Por que não entregar o kit todo? Sei que é gostoso pegar antes, se preparar, postar a foto do kit hehe mas se é pra facilitar a vida de quem mora longe ou até de atletas de outras cidades, tem que pensar direito nas opções.

    O beijo pra câmera... bom, ficou totalmente gay, mas também que ideia do cara em falar pra eu mandar beijo pra câmera, vê se pode! rsrsrsrs

    Abração meu amigo, e vamos que vamos contando nossas modestas histórias, mas que pra nós são verdadeiras epopeias! rsrsrs

    ResponderExcluir
  6. Hahaha!!! Adorei o post! Muito bom! Você corre muito cara. Vai longe. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Gilson, que legal você passar por aqui, valeu pelo incentivo. Nos vemos na Meia de Sampa!

      Excluir

Obrigado por comentar.
Não esqueça de clicar em "Enviar por email...", ou "Notifique-me", assim você receberá um aviso quando seu comentário for respondido.

E se achou a postagem interessante, utilize também os botões de compartilhamento com as redes sociais.