terça-feira, 1 de abril de 2014

5ª Corrida 15k Barueri

Prova: 5ª Corrida 15km Barueri
Local: Ginásio Poliesportivo José Correa - Barueri / SP
Inscrição: Gratuita
Data: 30/03/14
Distância: 15 k (1ª)
Geral: 19ª corrida - 2014: 4ª corrida 
Tempo: 1h13'45'' - Ritmo: 4:55 min/km
Classificação geral masculino: 382º (de 1073) - Categoria (20-39): 148º (de 427)
Resultado oficial: http://chiptiming.com.br/resultados/15kbarueri2014

A corrida de Barueri é uma prova que já se tornou tradicional no calendário dos corredores, apesar de estar apenas na sua 5ª edição. Quando comecei a participar das provas, em maio de 2013, ela já tinha acontecido, então essa seria a minha estreia tanto na cidade quanto na distância: os 15 quilômetros, marca intermediária entre os 10km de quem já deixou de ser totalmente iniciante e os 21km da meia-maratona, que pretendo conquistar em maio.

Como toda corrida com inscrição gratuita, é preciso ficar atento pra conseguir se inscrever, pois as vagas acabam em poucas horas. Mas não dá pra reclamar que não ficou sabendo, a divulgação foi pesada tanto pela organização oficial quanto pelos compartilhamentos no facebook. E as 3000 vagas (divididas entre os 15k e a corrida participativa de 5k) acabaram em duas horas.

Era o presente dos sonhos que eu queria para usar como "treino" para a minha prova-alvo do semestre, a Meia de Sampa no dia 11/05. Uma corrida de 15k, gratuita, muito bem organizada, com participação de vários amigos reais e virtuais, numa cidade próxima de casa (com a Marginal Tietê e a Rod. Castelo Branco vazias no domingo de manhã levamos meia hora pra chegar lá)... enfim, não poderia ficar de fora dessa. E lá fomos nós, minha esposa e eu estrear nos 15k.

Facilidade para estacionar e retirar o kit pré-prova: tempo
de sobra para as tradicionais fotos do #casalquecorre
Apesar da prova merecer uma preparação especial, não fiz nada diferente. Nem diminuí o ritmo dos treinos na semana da prova. Sigo firme na meta da estreia na meia-maratona, e portanto apesar da importância de estrear uma distância nova, não quis mudar os planos. E os planos eram simples: tentar manter um pace abaixo de 5 min/km, para seguir acreditando que no dia 11/05 eu posso correr 6k a mais e concluir em 1h45m, com o pace de 5 min/km.

A organização da prova não desmentiu os amigos que falaram muito bem dessa corrida: largada pontualmente às 8h; separação por grades para os 5k e 15k; uma looonga queima de fogos na largada, em comemoração aos 65 anos de Barueri; postos de hidratação a cada 3k em média; muitos, muitos staffs auxiliando ao longo do percurso.

Larguei sem forçar, mas mesmo assim o corpo pediu uma velocidade um pouco maior do que eu queria. Por isso, o primeiro quilômetro foi o mais rápido da prova, ajudado pelo fato de que as ruas eram largas e totalmente fechadas ao trânsito, portanto não houve congestionamento nem nos primeiros metros.

Mas logo vieram as primeiras ladeiras, e se você não gosta delas, não corra em Barueri. Pra quem já está mais treinado, não são o fim da picada (valeu o treinão subindo o Pico do Jaraguá dia 09/03) mas foram quebrando meu ritmo aos poucos. Até que suportei bem, mas na segunda metade as olhadas para o relógio foram mais constantes, em dúvida se eu conseguiria mesmo manter o ritmo proposto.

Difícil manter o ritmo com tantos aclives e declives
Mas consegui, e ainda voltei a acelerar um pouquinho nos 4 quilômetros finais, terminando com pace iniciado por 4 assim como comecei. E, nos 500m finais, nem eu sei dizer por quê, o sorriso apareceu no rosto e não quis mais ir embora, insistindo em cruzar a linha de chegada comigo. Devo ter ficado meio com cara de bobo, mas quem disse que eu não estava? Ali estava eu, um ano depois de dar os primeiros passos na corrida de rua, concluindo uma prova de 15 km e, se não terminava com um tempo espetacular, também não foi sofrível, ainda mais sendo a primeira vez nessa distância.

Últimos 500m
Senti, é verdade. O psicológico é um adversário – ou aliado – de peso nessa hora. Como minha maior distância em provas havia sido 10k, ao passar por essa placa o pensamento age rápido, e te avisa: ainda faltam 5k, será que você consegue manter o ritmo? E, como resposta, você se lembra que já completou dois terços da corrida, agora é correr pro abraço!

Ainda encontrei pernas para um pequeno sprint final
Cruzar a linha de chegada, seja em qual prova for, não tem preço!
Algo parecido aconteceu pouco depois. Quase como uma obsessão, não teve como não pensar, ao passar pela placa de 11k, que daqui a pouco mais de um mês, ao passar por essa placa ainda estarão faltando 10k para que eu termine a prova. Não vai ser fácil, mas eu nunca poderei usar como desculpa: "Eu não me preparei".

Alguns minutos depois da minha chegada, cruzei a linha
novamente, ao lado da esposa que também estreava nos 15k
Fotos por Marcelo Barreto
A Corrida 15k Barueri foi uma das provas mais organizadas e bonitas das quais participei. Como se não bastasse, é gratuita. Não é fácil encontrar uma corrida com a distância de 15km a esse "preço". A mais famosa, que aliás tem uma altimetria até menos complicada que essa mas é cantada pela Toda Poderosa como sendo a corrida mais difícil do mundo, nos últimos anos tem sido uma verdadeira bagunça e custa mais de 100 reais – pretendo participar da edição 90 esse ano, mas espero que a organização melhore muitos aspectos pra que tenhamos uma boa experiência.

Destaque: vitória do brasileiro Silvano Pinto sobre
o tanzaniano, nos metros finais da prova
Uma curiosidade: na camiseta da prova, muito bonita aliás, nenhum patrocínio. Simplesmente o logotipo da corrida na frente e o nome da Secretaria de Esportes de Barueri atrás. Aliás, o kit pós-prova também foi muito bom, com uma bonita medalha, sacolinha, isotônico, boné e fruta.
Baita investimento da cidade, que está realmente de parabéns. Viva o esporte.

Comente com o Facebook:

13 comentários:

  1. Parabens pela perseverança sua e da Kelly!

    ResponderExcluir
  2. É mesmo uma excelente prova, essa de Barueri, Luiz. Parabéns pela sua participação nela, ótimo resultado e belo relato. Gostaria muito de ter estado lá pela terceira vez seguida. Corri também outra prova sensacional, só lamentei mesmo a coincidência da data. A gente se vê em outras corridas por aí. Grande abraço e até breve.

    ResponderExcluir
  3. Wania, muito obrigado pela visita e pelo apoio!

    ResponderExcluir
  4. Fábio, fui pra essa prova como se já a conhecesse, inclusive pela leitura dos seus relatos dos anos anteriores. E a edição 2014 ratificou tudo o que foi dito, realmente é uma prova imperdível.
    A menos que outra prova imperdível caia no mesmo dia rsrsrs... você fez bem em ir pra Igaratá, que prova linda, não dava pra perder. Tomara que em 2015 elas não aconteçam novamente no mesmo dia e dê pra correr as duas.
    Parabéns novamente pela sua prova em Igaratá e obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  5. Pra mim já não foi assim tao "tranquilo", confesso que ao ver Coringa, Elvis Presley e o Homem-aranha passando por mim a vontade era desistir, mas aí olhei pra trás e vi que estava na frente da Mulher-maravilha e me animei novamente rs. Foi uma estréia maravilhosa! Q eu venha os 21!Luiz foi o responsável por eu não chegar caminhando, afinal amar é ...

    ResponderExcluir
  6. kkk adorei amor, por mim não passou nenhum personagem, tive sorte rsrs

    Parabéns, não foi tranquilo pra mim também, você mandou muito bem e está avançando nas corridas a passos largos! Te amo e adoro correr com você!

    ResponderExcluir
  7. Seus relatos sempre me deixam com a sensação de que participei da prova. Deve ter sido emocionante vitória do brasileiro em cima do tanzaniano.
    Parabéns pelo resultado,pelo "Recorde Mundial Pessoal" e por ter cruzado a linha de chegada duas vezes... Afinal como disse a Kelly: "... - Amar é...", hêhê!!!

    ResponderExcluir
  8. Pra mim também foi fantástico participar de um prova Muito bem organizada, e fiquei muito feliz por melhorar meu tempo nos 15 kms.

    Quero ver agora no aniversário de s j Campos nos 15 KM esse ano.
    Belíssimo relato meu amigo, e parabéns pelo ótimo tempo,

    ResponderExcluir
  9. Wanderson, realmente foi uma conquista e tanto do brasileiro Silvano. Há uma polêmica muito grande com relação à participação de estrangeiros em provas nacionais, e quando há dinheiro na disputa certamente eles estão.
    Eu acho que impedí-los de participar não é o caminho. Uma regulamentação, controlando o número de estrangeiros de acordo com o tipo de prova, pra mim é o mais adequado.
    Mas, o melhor, o mais eficaz e o mais emocionante método, é ganhar deles no final da prova! rsrsrs viva o esporte, e viva os esportistas sejam eles de qual nacionalidade forem.

    Obrigado mais uma vez pela visita e pelas palavras!

    ResponderExcluir
  10. Helber, muito obrigado pela visita!
    Você está voando, meu amigo, ta correndo muito e certamente esse ano ainda irá quebrar muitos recordes pessoais! Vamos que vamos!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar.
Não esqueça de clicar em "Enviar por email...", ou "Notifique-me", assim você receberá um aviso quando seu comentário for respondido.

E se achou a postagem interessante, utilize também os botões de compartilhamento com as redes sociais.