quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Despedida dos 5k em 2013

Prova: 5ª Corrida Internacional de Guarulhos
Local: Bosque Maia - Guarulhos / SP
Inscrição: R$35,00
Data: 08/12/13
Distância: 5,25 km (6ª)
Geral: 14ª corrida - 2013: 14ª corrida 
Tempo: 23'55'' - Ritmo: 4:33 min/km
Classificação geral masculino: 52 - Categoria (35-39): 12

Em maio de 2013, eu participei da minha primeira corrida, na distância de 5k: a Etapa Vila Maria do Circuito Popular. Após 13 corridas, sendo 3 delas na distância de 10k, uma de 7k e outra de 6k, alguém poderia pensar que 5k se tornou uma distância fácil pra mim. Mas não é assim que funciona.
Alias, em uma das corridas que participei ouvi o locutor informando, antes da largada dos 10k: "Tivemos a largada dos atletas de final de semana, agora vamos para a largada dos 10k". Um cara desse não deveria nunca mais ter acesso a um microfone, quanto mais ser contratado para locutor de provas. Não falo nem por mim, que sou amador metido a besta e mesmo assim treino 5 vezes por semana. Mas conheço quase que "pessoalmente" (viva o Facebook) pelo menos uma dezena de atletas que se dedicam principalmente a correr os 5k. É a distância deles, e isso não tem nada a ver com "conseguir" correr distâncias maiores. Cada um se dedica aquela que lhe cai melhor.

Mas, se no primeiro semestre a distância de 5k era quase um limite, dessa vez foi uma opção. Ainda não estou preparado para muitos desafios em sequência, e como vinha de uma prova de 7k e outra de 10k nos dois domingos anteriores, preferi ficar no percurso menor nessa que tinha opção de 5k ou 10k.

Eu estava curioso também pra saber como me sairia nessa distância, já que meu recorde pessoal era de 24'38'' lá no mes de agosto, no Parque do Carmo. Depois dessa, corri outras provas que deveriam ter 5k mas tiveram menos, como a de Santana com 4,6k, ou a do Internacional Shopping com 4,8k. Teve, com 5k, a Volta da Penha em setembro, mas as ladeiras não me deixaram quebrar o RP: 24'48'' no final.


Bosque Maia decorado para o Natal
O clima para a minha 3ª prova fora de São Paulo estava bom: sol entre nuvens, temperatura boa. Trouxe pra estrear nas corridas um amigo da Praça do Boteco, restaurante onde eu toco toda sexta-feira e que fica na Av. Paulo Faccini bem pertinho do Bosque Maia, local da largada da prova.

O Eduardo foi muito bem na sua estreia
A Corrida de Guarulhos comemorou o aniversário da cidade, que no dia 08/12 completou 453 anos. Muitas corridas tem como motivo o tema aniversário, seja da cidade ou do bairro.
Até o prefeito de Guarulhos estava lá e foi anunciado, mas creio que desistiu do discurso quando as vaias seguiram seu nome...

Já alinhado para a largada, encontrei a galera da Equipe 100 Juízo (São José dos Campos). Como a largada geral aconteceu 15 minutos após a largada da Elite, deu tempo de conversar principalmente com o Fabio Namiuti, sempre uma simpatia. Ele estava testando a câmera da GoPro e o relógio da Adidas Micoach, e aproveitei pra aprender um pouquinho. No blog dele tem um vídeo feito com a GoPro mostrando todo o percurso da prova.

Largada sem atrasos, saí forçando um pouco o ritmo. Não pude evitar lembrar da primeira prova, já citada aqui. Naquela oportunidade, apesar dos três meses de treinos, os outros corredores eram minha referência, um erro grave principalmente para um iniciante. Agora, ainda iniciante mas já um pouco adestrado, meu corpo já está mais dominado, e apesar dos dias bons e dias ruins que sempre fazem parte da rotina do corredor, no geral eu controlo o meu ritmo de maneira muito mais consciente.

Pude seguir essa toada até a curva à esquerda onde um pórtico inflável visto de longe indicava o caminho para quem ia seguir adiante nos 10k ou fazer o retorno dos 5k. Muita organização nessa prova, bons pontos de hidratação, tudo muito bem feito.
Meu ritmo caiu um pouco depois do terceiro quilômetro, contrariando a dica preciosa do sprint negativo, que ensina os corredores a fazer a segunda metade da prova mais rápido do que a primeira. Ainda não consegui fazer isso, confesso.


A corrida teve mais que 5k. Mas, pela primeira vez participei de uma corrida onde a organização fez questão de mostrar isso: a placa de 5k apareceu exatamente onde meu GPS mostrou 5k, e havia mais 250 metros até o pórtico de chegada. Passei nessa marca com 23'03'' e cravei meu recorde pessoal, pra terminar a prova em 23'55''. Suco e frutas, entregues numa sacolinha bem parecida com a do kit pré-prova, estavam a disposição dos concluintes.

Medalha dando destaque à Ponte Estaiada pela qual
passo semanalmente saindo da Dutra rumo à
Avenida Paulo Faccini

Foi uma bela corrida, com boa organização a um bom preço. O percurso variou um pouco na altimetria, mas nada de ladeiras desafiadoras. Cinco quilômetros, agora, só em 2014. Desde a minha primeira prova, em maio, melhorei meu tempo na distância em 3 minutos e 55 segundos. Não sei até onde posso chegar, mas continuarei treinando para distâncias maiores, sem abandonar os 5k, onde tudo começou.

Quem sabe, um dia, eu consigo chegar perto dos pés motorizados da minha categoria? Sempre lembrando que toda essa avaliação de tempos e desempenho é muito pessoal, a corrida pra mim é uma disputa comigo mesmo, cada vez mais procurando evoluir e analisando os resultados segundos os meus padrões.

12º na categoria 35-39 anos, onde ainda permanecerei por 2 anos.
Dá tempo de alcançar os guepardos?

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Grande resultado e grande evolução nos 5 km, Luiz, parabéns por ambos. Satisfação em revê-lo no seu "escritório". Será um prazer recebê-lo aqui no Vale na próxima terça-feira. Obrigado pela citação e pelas palavras. Um grande abraço e até Aparecida!

    ResponderExcluir
  2. Fábio, muito obrigado pela visita e pelo incentivo. Foi muito legal te encontrar na largada, e será um prazer ser recebido por vocês em Aparecida.

    Obrigado pelo incentivo, você corredor experiente sabe que essa coisa de tempo é muito pessoal e não significa muito se comparado a outros feitos, você por exemplo correu duas provas em menos de doze horas e arrebentou, isso pra mim ainda é coisa impossível, mas o impossível é questão de treino, bora treinar hehehe

    Grande abraço e até dia 17!

    ResponderExcluir
  3. Muito bacana, como sempre, a sua narrativa Luiz... Eu na maioria das provas corro 10K e em 2014 vou correr uma 10 milhas e uma meia maratona, além de estar babando para correr a São Silvestre... Mas, nunca vou abandonar os 5K pois tenho como meta chegar (um dia) entre os três primeiros da minha categoria.
    Para você faltam cinco minutinhos... Vamos treinar que você chega lá meu amigo!!!!

    ResponderExcluir
  4. Valeu Wanderson, vamos treinando e principalmente curtindo as corridas, mas claro que se aproximar dos primeiros é um incentivo a mais para os treinos, não é mesmo?
    Esses "cinco minutinhos" são uma distância enorme, mas quem sabe?

    Também quero ver você conquistando seu troféu de categoria, e pra isso já sabe o que é preciso, né? Bora largar esse cigarro hehehe abração meu amigo.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar.
Não esqueça de clicar em "Enviar por email...", ou "Notifique-me", assim você receberá um aviso quando seu comentário for respondido.

E se achou a postagem interessante, utilize também os botões de compartilhamento com as redes sociais.